UMECTAÇÃO CAPILAR: O QUE É? | RECEITAS CASEIRAS
Fios danificados e ressecados sempre têm uma solução: Hidratação. A hidratação capilar é uma das rotinas de cuidados mais importante para mantermos os fios bonitos e saudáveis. Isso porque esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Mas mesmo sabendo dessa importância, é deixado em segundo plano por muitas pessoas. Esse é o seu caso?
Mas existem diversas formas de recuperar o brilho dos fios. E é sobre ela que eu vim falar hoje, Umectação Capilar.
O que é umectação capilar?
A umectação capilar é uma técnica simples de fazer para hidratar e fortalecer os fios, devido a inclusão de óleos vegetais puros, ideal para nutrir os fios também. Essa técnica pode fazer parte também do seu cronograma capilar.
Para que serve a umectação capilar?
A umectação capilar, por ser a base de óleos vegetais, repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo seus fios hidratados e cheios de vida.
Sem contar que com essa técnica aplicada sempre em uma rotina de cuidados capilar, deixando saudáveis, brilhantes e livres do frizz, o cabelo cresce de forma mais rápida. Durante a massagem, além de fazer com que os ativos penetrem no couro cabeludo, ela estimula a circulação sanguínea, ajudando na oxigenação da região.
Benefícios de umectar os cabelos:
O tratamento traz diversas vantagens para os cabelos, sendo algumas delas essenciais para a saúde dos fios. Com certeza a mais importante é o combate ao ressecamento, porosidade e o fortalecimento dos fios.
Outros Benefíos:
- Dar Brilho
- Diminui o frizz
- Controla e diminui o atrito entre os fios.
- Reduz a quebra dos fios
- Repõe os nutrientes
- Aumenta a maciez das mechas
Tipos de cabelo que podem aderir a umectação
Sendo você lisa, ondulada, cacheada, crespa ou está em transição capilar, a umectação é indicada para fios ressecados, opacos, com pontas duplas e frizz. Sendo assim, ela é sempre indicada em qualquer situação dos seus fios, e sim, para todos os tipos de cabelos.
Essa técnica é muito importante principalmente para as cacheadas e crespas. Devido a curvatura acentuada dos fios, dificulta a chegada de oleosidade natural até as pontas. Muito importante também para cabelos que passaram por químicas e tem problemas com ressecamento.
Existe 4 tipos de umectação, são eles:
Você pode realizar a aplicação dos óleos vegetais antes do banho ou à noite.
Como fazer a umectação capilar: Passo a passo
Umectação tradicional (normal)
Escolha o óleo vegetal que mais combina com o tipo de problema que você quer resolver, pode ser por falta de brilho, ressecamento, pontas duplas, etc.
1) Separe o cabelo em mechas médias e enluve cada uma delas com o óleo escolhido. Depois disso, massageie bem o seu couro cabeludo para ativar a circulação e relaxar.
2) Cubra os fios um tecido de algodão ou uma touca e deixe agir por 30 minutos á 2 horas.
3) Após isso, enxague, passe o shampoo e depois lave normalmente com condicionador.
Umectação noturna
A Umectação noturna na minha opinião é a melhor opção, principalmente se você tem a rotina agitada, sem tempo para cuidar dos cabelos. Isso porque o produto vai agir enquanto você dorme. Sendo assim, só será necessário aplicar antes de dormir.
1) Separe o cabelo em mechas médias e enluve cada uma delas com o óleo escolhido. Depois disso, massageie bem o seu couro cabeludo para ativar a circulação e relaxar.
2) Depois disso, com um pano limpo, tire o excesso do óleo.
3) Em seguida, coloque um tecido de algodão ou touca de banho ou de cetim para que o produto possa agir durante a noite sem que passe para seu travesseiro.
4) Ao acordar, lave normalmente com shampoo e condicionador.
Saiba como lavar o cabelo após umectação capilar
Após o tempo de ação da umectação, tradicional ou noturna, o óleo vegetal precisa ser retirado.
Sendo assim, lave o cabelo para tirar o excesso do óleo, logo depois, passe shampoo nos fios. Se quiser, dilua um pouco do produto em um pote com água e, em seguida, aplique massageando bem todo o couro cabeludo.
Após isso, use apenas um pouco de condicionador, para não deixar os fios secos após limpeza. Além disso, o produto ajuda a selar as cutículas da fibra capilar, mantendo todos os nutrientes do óleo lá dentro.
Método U.C.P.E
O shampoo quando usado em excesso pode retirar todos os nutrientes do óleo vegetal, e sendo assim tem a técnica U.C.P.E.
Essa técnica é usada para quem quer tirar o óleo sem utilizar o shampoo, utilizando somente o condicionador.
O condicionador é uma boa opção para garantir uma limpeza suave e macia.
U.C.P.E : Umectação, condicionamento, pausa e enxague.
U – Umectação
Aplique o óleo nos fios e deixe agir por 30 minutos à 2 horas, dependendo do grau de ressecamento dos fios.
C – Condicionamento
Antes de lavar, aplique condicionador nos fios, enluvando-os bem.
P – Pausa
Deixe o condicionador agir de 20 a 30 minutos.
E – Enxague
Por fim, enxágue bem os fios, mecha a mecha. Certifique-se de que os produtos saiu totalmente dos fios.
De quanto em quanto tempo umectar?
É importante ressaltar que, a umectação é uma técnica que deve ser colocada na sua rotina de cuidados. Se fizer apenas uma vez, é provável que você não sinta a diferença em longo prazo. Logo, o indicado é que você a realize num período de 10 em 10 dias.
Agora, se você for cacheada ou crespa, a recomendação é que faça uma vez na semana. Isso porque esses tipo de cabelo tende a ressecar mais rápido, ou seja, precisa de uma dose extra de nutrição.
Como incluir a umectação no seu cronograma capilar?
O Cronograma Capilar é um dos tratamentos mais pesquisados quando se trata de cuidados capilar. Além disso, trata-se de um conjunto de etapas que busca nutrir e cuidar dos cabelos ressecados e danificados. Essas fases são: hidratação, nutrição e reconstrução .
A Umectação tá dentro da parte de nutrição, justamente porque essa técnica é usa óleos vegetais.
Quais são os melhores óleos para fazer a umectação capilar?
São variadas as opções, porém cada uma tem uma função diferente. Na hora de escolher, prefira sempre aquele que se encaixa à necessidade do seu cabelo.
Óleo de oliva
O óleo de oliva traz lipídios, vitaminas A, D e E e aminoácidos que retêm a umidade dos fios, dá brilho, ajuda a combater o frizz, a caspa e as pontas duplas, reduz a queda, hidrata, e cuida também dos fios quimicamente tratados.
Óleo de argan
O óleo de argan, traz em sua composição vitaminas A e D, que fortalecem os fios e combatem a queda. Além disso, o óleo possui ação antioxidante, ou seja, reduz os danos causados pela poluição, vento, mudança de temperatura e uso de aparelhos quentes.
Óleo de abacate
Ela é rica em vitaminas A, B, D e E, proteínas, aminoácidos e ácido fólico que, juntos, reparam os danos da fibra capilar, combatem o ressecamento e os fios quebradiços, nutrem e hidratam, ajudando no crescimento saudável do cabelo.
Óleo de coco
Indicado para quem quer recuperar fios ressecados e danificados, o óleo de coco é um dos ingredientes mais usados. Sua principal finalidade é reter a umidade natural dos fios, trazendo mais brilho e maciez, podendo ser usado por todos os tipos de cabelo.
Óleo de rícino
O óleo de rícino vem da extração da mamona e é rico em vitamina E, sais minerais e ácidos graxos, sem contar que ela possui propriedades que hidratam e restauram os fios. Serve também para combater a caspa e a oleosidade dos fios. Você pode encontrá-lo em diversos produtos, tanto em shampoos e condicionadores, quanto em óleos próprios para o tratamento.
Outros óleos vegetais indicados também:
Óleo de manga
Bastante indicado para repor a Hidratação dos fios com curvatura acentuada. O óleo de manga possui vitaminas e sais minerais que hidratam e nutrem os fios, mantendo-os fortes, macios e com brilho.
Óleo de girassol
Ajudar a recuperar os fios das agressões externas, além de hidratar, definir os cachos e fortalecer o cabelo. Pois possui vitaminas C e E e minerais presentes, além de trazer brilho.